03/12/2015

NATAL: Uma data de diversidades.

Entenda o natal em religiões diferentes

O Natal é uma data cristã em que se comemora o nascimento do filho de Deus: Jesus Cristo. Entretanto, em cada religião, a data é vista e exaltada de uma forma diferente. Em uma mistura de raças e credos, a história do natal pode se tornar relativa, mas o sentido continua sendo o de amor e celebração.  Conheça a visão de algumas religiões sobre essa data que reúne milhões de famílias em um clima de união e paz.

OS CATÓLICOS: os católicos depositam a crença em Jesus Cristo, que veio na condição de filho de Deus. Assumindo a forma humana, Ele veio para que pudéssemos crer na salvação. Sendo assim, o Natal para os católicos é a celebração do nascimento do menino Jesus ao mundo terreno.

OS HINDUÍSTAS: Os hindus reconhecem Cristo como um avatar, a encarnação de Vishnu, uma das principais entidades divinas da religião. O dia 25 de dezembro é reservado à comemoração da Festa das Luzes. Para eles, neste dia, o nascimento da luz venceu a escuridão.

OS MUÇULMANOS: Cristo é uma espécie de profeta, mas os fieis não possuem uma data especial para comemorar seu nascimento. As duas principais festas da religião são a Eid el-Fitr, celebração do desjejum realizada após o Ramadã, e o Eid el-Adha, que marca o encerramento da peregrinação a Meca.

OS JUDEUS: A religião não reconhece Jesus Cristo como Filho de Deus e, portanto, não comemoram seu nascimento. No período do Natal, eles realizam o Chanuká, ou a Festa das Luzes. Ela relembra a reinauguração do Grande Templo de Jerusalém, reconquistado pelos judeus após 3 anos de guerras.

OS PROTESTANTES (Testemunhas de Jeová): Como entendem que festas de aniversário são um costume pagão, as Testemunhas de Jeová não fazem nenhuma comemoração no dia 25 de dezembro. Apesar de prestarem devoção a Cristo, eles preferem negligenciar a data.

A UMBANDA: Em algumas religiões afro-brasileiras, como a Umbanda, existe um forte sincretismo religioso, que associa figuras cristãs às suas entidades, como o caso de São Jorge (Ogum). Esta religião associa Cristo a Oxalá, maior de todos os Orixás. No dia 25 de dezembro, os umbandistas agradecem à entidade.

FONTE: http://guiadoscuriosos.com.br/

Gruta de Lourdes - Maceió/AL - CEP: 57052-827

Horário de atendimento

Segunda a Sexta: 07h às 22h30 │ Sábado: 07h às 18h30 │ Domingo:  08h às 17h30.

Telefone: (82) 3194-3250 │WhatsApp (82) 3194-3250

Dr. Gustavo de F. Ferreira