Obter um atendimento digno, atencioso e respeitoso por parte de todos os profissionais de saúde, sem discriminação de qualquer natureza;
Ser identificado e tratado pelo seu nome e sobrenome ou nome social e não por códigos, números, nome de sua doença ou de forma genérica, desrespeitosa ou preconceituosa;
Obter informações claras, objetivas, respeitosas e compreensíveis da modalidade e especificidades dos exames a serem realizados, se existe a necessidade ou não de utilização de anestesia e contraste, os riscos e conseqüências indesejáveis e duração esperada do procedimento;
Ser prévia e expressamente informado, bem como consentir ou recusar de forma livre, voluntária e esclarecida, quanto ao tratamento proposto;
Receber do profissional adequado, presente no local, auxílio para melhoria do seu conforto e bem estar;
Exigir que a clínica cumpra todas as normas de prevenção e controle de infecção;
Ter seu prontuário (fichas de exames) elaborado de forma legível e de acesso ao conteúdo de acordo com a legislação vigente e as normas estabelecidas pela clínica. O prontuário deverá conter sua identificação pessoal, anamnese, evolução e prescrição médica, bem como identificação clara de cada profissional prestador do cuidado, de acordo com os documentos padronizados pela clínica;
Ter sua privacidade, individualidade e integridade física, asseguradas em qualquer momento do atendimento, e na satisfação de suas necessidades fisiológicas, respeitando os seus valores éticos e culturais e a confidencialidade de toda e qualquer informação pessoal e segurança do procedimento;
Receber informações sobre medicamentos que lhe serão administrados;
Ser devidamente orientado, se necessário, sobre como conduzir após a alta de procedimentos invasivos (artrorressonância, biópsia etc) e exames com sedação, recebendo instruções e esclarecimentos médicos claros visando a prevenção de complicações decorrentes dos procedimentos realizados;
Revogar a qualquer tempo, ou recusar livremente, uma vez devidamente esclarecido os riscos inerentes, os procedimentos médicos diagnósticos;
Em caso de menor, incapacidade ou impossibilidade de manifestação de consentimento, o mesmo poderá ser realizado por representante legalmente autorizado;
Poder indicar familiar ou responsável para tomar decisões a respeito dos procedimentos diagnósticos, inclusive no que se refere ao recebimentos dos laudos dos exames realizados;
Ser o adolescente atendido, se desejar, sem acompanhante, com garantia de sua individualidade e confidencialidade. No entanto, frente a situações consideradas de risco e quando indicado qualquer procedimento de alguma complexidade, será necessária a participação e o consentimento dos pais ou responsáveis;
Ser informado sobre todos os direitos acima, sobre as normas e regulamentos da clínica e sobre os canais de comunicação institucionais para obtenção de informações, esclarecimento de dúvidas, podendo expressar suas preocupações e queixas para a direção da Instituição através da pesquisa de satisfação, das caixas de sugestões, contatos telefônicos, whatsapp e e-mail.
DEVERES:
O paciente e/ou seu representante legal tem o dever de dar informações precisas e completas para a execução correta de seus exames, sobre o seu histórico de saúde, doença prévias, queixas, enfermidades e hospitalizações anteriores, história de uso de medicamentos, drogas, reações alérgicas e demais informações relacionadas à sua saúde;
Expressar se compreendeu as informações e orientações recebidas, a prevenção de complicações e implicações, fazendo perguntas sempre que tiver dúvidas;
Informar ao profissional de saúde ou à equipe responsável sobre qualquer fato que ocorra em relação a sua condição de saúde durante e após a realização de exames, principalmente os procedimentos invasivos;
Assumir a responsabilidade pela recusa a procedimentos, exames ou tratamentos recomendados e pelo descumprimento das orientações do profissional ou da equipe de saúde;
Indicar um familiar ou responsável para decidir em seu nome a cerca de tratamento, caso esteja impossibilitado de fazê-lo;
Ter em mãos seus documentos e, quando solicitados, os resultados de exames que estejam em seu poder e que possam compor o diagnóstico comparativo;
Honrar o seu compromisso financeiro com a clínica, saldando, ou fazendo saldar por responsável financeiro, seu atendimento tanto quanto o valor dos exames, quanto aos honorários médicos, caso necessário;
Providenciar todos os documentos necessários para autorização e aprovação de atendimento pelo seu convênio
Endereço:
Unidade Maceió - AL Rua Hugo Corrêa Paes, 253 (dentro do Hospital Memorial Arthur Ramos) Gruta de Lourdes - Maceió/ALCEP: 57052-827