Exames Online ACESSAR
Facebook Instagram

Blog

05/06/2024

As principais causas de dor na coluna.

80% dos indivíduos enfrentarão esse sintoma em algum momento de sua vida.

As principais causas de dor na coluna

A Dra. Barbara Bandeira, Médica Radiologista da DiRad, fala sobre as principais causas e quais tipos de tratamento.

A dor na coluna é uma das queixas mais comuns nos consultórios médicos, sendo estimado que cerca de 80% dos indivíduos enfrentarão esse sintoma em algum momento de sua vida. No entanto, o que muitos pacientes não sabem é que existem diferentes causas e, consequentemente, diferentes tratamentos para a queixa. Não poderia ser diferente, pois a coluna vertebral, principal estrutura de sustentação do sistema musculoesquelético do corpo humano, apresenta diferentes componentes com funcionalidades distintas.



As principais causas de dor na coluna são as doenças osteomusculares, as alterações dos discos intervertebrais, as espondiloses e as radiculopatias, sendo muitas vezes concomitantes.

A vértebra é o componente ósseo que caracteriza a unidade fundamental da coluna vertebral, promovendo estruturação do esqueleto e proteção para a medula espinhal. Anatomicamente, há divisão da vértebra em componentes anterior e posterior, cada um deles apresentando patologias distintas. A porção anterior é chamada de corpo vertebral, os quais devem estar alinhados e separados por discos intervertebrais íntegros.

Os discos intervertebrais atuam como coxim entre os corpos vertebrais, conferindo certa mobilidade para a coluna vertebral. Os transtornos discais podem evoluir com hérnias discais, que ocorrem quando há deslocamento do núcleo gelatinoso discal, podendo comprimir a medula espinhal ou as raízes neurais, causando mielopatias e radiculopatias. Neste caso, o paciente pode sentir alterações sensitivas e motoras, além da dor, que por vezes pode se apresentar como “choque”. No entanto, vale ressaltar que nem toda dor é resultado de hérnias discais.

A porção posterior da vértebra, também chamada de arco posterior, é composta por algumas estruturas ósseas: lâminas e processos transversos, articulares e espinhosos. É importante lembrar que os arcos posteriores de cada vértebra se articulam superiormente e inferiormente entre si através das articulações interfacetárias, que é passível de alterações degenerativas, podendo ser acometida por artrose, o que causa dor local intensa.

Os componentes ligamentares vertebrais são muito importantes para a manutenção da anatomia da coluna, destacando-se os principais ligamentos: longitudinais anterior e posterior, amarelo e interespinhoso. Os quadros inflamatórios que acometem esses ligamentos ou suas inserções também podem causar quadro álgico. As entesopatias são os processos inflamatórios que comprometem as inserções ligamentares, sendo a causa mecânica a mais comum, principalmente devido a sobrecarga de peso ou esforço, porém existem ainda patologias inflamatórias e reumatológicas que costumam comprometer essa região, como as espondiloartrites.

Existem ainda causas mais raras de dor na região da coluna, como tumores, malformações e infecções, sendo o exame de imagem imprescindível para a diferenciação de cada uma delas.

Ao passo que a medicina avança, surgem novas técnicas de tratamento, seja medicamentoso, cirúrgico ou intervencionista, como aplicação de substâncias intra-articular ou intramuscular, o que melhora a qualidade de vida do paciente. Neste contexto, o diagnóstico preciso da patologia e das estruturas envolvidas no quadro de dor do paciente é fundamental para o tratamento adequado, pois existem terapêuticas específicas para cada uma delas.

Escrito por: Drª. Barbara Bandeira CRM 8010 / RQE 5188

Endereço:

Unidade Maceió - AL

Rua Hugo Corrêa Paes, 253

(dentro do Hospital Memorial Arthur Ramos)

Gruta de Lourdes - Maceió/AL - CEP: 57052-827

 

Horário de atendimento

Segunda a Sexta: 07h às 22h30 │ Sábado: 07h às 18h30 │ Domingo:  08h às 17h30.



Telefone: (82) 3194-3250 │WhatsApp (82) 3194-3250

Dr. Gustavo de F. Ferreira

Diretor Técnico

CRM-AL CRM/AL 9400 | RQE 4983

Dr. Thiago Costa de Almeida

Diretor Técnico

CRM-AL 5331 / RQE 3043

whatsapp