Hoje é dia do ortopedista, médico que trata das patologias e deformidades relacionados ao aparelho locomotor, como ligamentos, músculos, ossos e articulações. Por isso convidamos o Dr. Dalmson Gaia, ortopedista do HMAR para falar um pouco sobre os avanços nessa área tão importante da medicina:
Antigamente, os ortopedistas tinham que detectar os problemas de seus pacientes de forma sensorial e até mesmo intuitiva, o que era um grande desafio, pois a maior parte das doenças que envolvem o aparelho locomotor não são de fácil visualização a olho nu. Isso mudou bastante com o advento do raio-X no início do século XX.
Atualmente é impossível pensar no trabalho do ortopedista sem os exames de imagem, cada vez mais modernos, que possibilitam dar diagnósticos muito mais precisos e acompanhar a efetividade de diferentes formas de tratamento. O exame de ressonância magnética (RM), por exemplo, ajuda a estabelecer diagnósticos como de lesões ligamentares, da cartilagem, musculares e de outros tecidos ósseos e não-ósseos. Alguns tipos de lesões, inclusive, só podem ser detectados por uma RM, como por exemplo uma lesão na cartilagem após um entorse.
A DiRad deseja a todos um feliz dia do Ortopedista!