A Doença de Alzheimer (DA) é a forma de demência neurodegenerativa mais comum em pessoas de idade. Sua manifestação se dá pela deterioração cognitiva e da memória, comprometimento progressivo das atividades de vida diária e uma variedade de sintomas neuropsiquiátricos e de alterações comportamentais. Em geral, o primeiro sintoma é a perda de memória recente, mas com a progressão da doença, sintomas mais graves vão surgindo.
O diagnóstico precoce seguido por tratamento adequado e em tempo oportuno é fundamental para possibilitar o alívio dos sintomas, bem como para a estabilização ou retardo da progressão da doença. Por isso, familiares devem ficar atentos aos sintomas que podem ser indicativos do Alzheimer ou de outras demências.
Dr. Daniel Lopes, neurologista e neurorradiologista da DiRad explica que embora não exista um exame específico para detectar a DA, além do exame clínico, exames de imagem, como tomografia ou, preferencialmente, ressonância magnética do crânio, devem ser realizados para excluir a possibilidade de outras doenças.
“Nas fases iniciais do Azheimer, nas quais a perda de memória é a manifestação mais importante, a RM de alta resolução pode mostrar atrofia da formação hipocampal, onde se observam alterações neuropatológicas mais precoces da doença”, completa o Dr. Daniel.
Endereço:
Unidade Maceió - AL
Rua Hugo Corrêa Paes, 253
(dentro do Hospital Memorial Arthur Ramos)
Gruta de Lourdes - Maceió/AL - CEP: 57052-827
Horário de atendimento
Segunda a Sexta: 07h às 22h30 │ Sábado: 07h às 18h30 │ Domingo: 08h às 17h30.
Telefone: (82) 3194-3250 │WhatsApp (82) 3194-3250