O Dia Nacional do Cardiologista, celebrado anualmente em 14 de agosto, foi estabelecido em 2007 pela Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) com o intuito de promover a valorização dessa especialidade médica junto à sociedade e lembrar das recomendações dos profissionais sobre a importância dos hábitos de vida saudável para a saúde cardiovascular. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
As doenças cardiovasculares constituem a principal causa de morte no mundo. Apenas em 2015, 17,7 milhões de pessoas morreram por doenças cardiovasculares, o que representa 31% de todas as mortes em nível global — o que reforça a importância da data e da valorização do cardiologista. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Segundo a Dra. Francette Loss Basto Costa, Cardiologista do HMAR, os principais fatores de risco comportamentais para as doenças cardiovasculares são dietas inadequadas, sedentarismo, uso de tabaco e uso nocivo do álcool. Tudo isso pode resultar em pressão arterial elevada, glicemia alta, hiperlipidemia, sobrepeso e obesidade, que por sua vez aumentam o risco de desenvolvimento de ataques cardíacos, AVCs, insuficiência cardíaca, entre outras complicações. Outros fatores de risco também podem contribuir, como fatores hereditários e o estresse.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
A manutenção de uma dieta equilibrada, prática de atividades físicas regulares, não fumar e beber com moderação têm se mostrado eficazes para reduzir o risco de doenças cardiovasculares. Além disso, o uso de medicamentos para diabetes, hipertensão e hiperlipidemia podem também ser necessário.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Lembrando que o tratamento e a prevenção devem ser sempre orientados por um profissional: consulte um cardiologista e tenha seus exames em dia!
Endereço:
Unidade Maceió - AL
Rua Hugo Corrêa Paes, 253
(dentro do Hospital Memorial Arthur Ramos)
Gruta de Lourdes - Maceió/AL - CEP: 57052-827
Horário de atendimento
Segunda a Sexta: 07h às 22h30 │ Sábado: 07h às 18h30 │ Domingo: 08h às 17h30.
Telefone: (82) 3194-3250 │WhatsApp (82) 3194-3250