Exames Online ACESSAR
Facebook Instagram

Blog

08/08/2019

Dia Nacional de Combate ao Colesterol

Colesterol: tudo o que você precisa saber

Hoje, dia 8 de agosto, é celebrado o Dia Nacional de Combate ao Colesterol. A data foi estabelecida para conscientização e prevenção de doenças cardiovasculares, que são a primeira causa de mortalidade no Brasil e têm como uma de suas principais causas o colesterol elevado.

O colesterol é um tipo de gordura que desempenha funções essenciais no nosso organismo — como a síntese de vitamina D e a produção de vários hormônios —, sendo a maior parte dele produzida no nosso organismo e a menor parte obtida através da dieta. O colesterol no sangue circula ligado a lipoproteínas chamadas de colesterol bom (HDL) e colesterol ruim (LDL). E é o excesso do LDL é que está associado às doenças cardíacas, pois provoca o entupimento das artérias. Apenas o colesterol ruim precisa ser tratado.

A Dra. Leyna Leite, endocrinologista do HMAR explica que, se o LDL estiver elevado, deve-se procurar um especialista para definir o risco cardiovascular e orientar sobre tratamento adequado, que geralmente inclui mudanças na alimentação e exercícios físicos e, em alguns casos, a prescrição de medicamentos.

“Além dos fatores alimentares e sedentarismo, o excesso de colesterol também se dá por fatores genéticos, o que significa que não é sinônimo de excesso de peso, podendo pessoas magras também apresentá-lo. Por isso é importante verificar regularmente as taxas de gordura no sangue”, finaliza a Dra. Leyna

Endereço:

Unidade Maceió - AL

Rua Hugo Corrêa Paes, 253

(dentro do Hospital Memorial Arthur Ramos)

Gruta de Lourdes - Maceió/ALCEP: 57052-827

 

Horário de atendimento

Segunda a Sexta: 07h às 22h30 │ Sábado: 07h às 18h30 │ Domingo:  08h às 17h30.



Telefone: (82) 3194-3250 │WhatsApp (82) 3194-3250

Dr. Gustavo de F. Ferreira

Diretor Técnico

CRM-AL CRM/AL 9400 | RQE 4983

Dr. Thiago Costa de Almeida

Diretor Técnico

CRM-AL 5331 / RQE 3043

whatsapp