Exames Online ACESSAR
Facebook Instagram

Notícias

16/05/2019

Atenção aos sintomas: Doença de Crohn e Retocolite Ulcerativa

Maio Roxo

Maio Roxo é o mês de conscientização sobre Doenças Inflamatórias Intestinais (DII): Retocolite Ulcerativa e a Doença de Crohn. 

Segundo o gastroenterologista Dr. Fernando Costa, as DII são doenças auto-imunes, fenômeno que ocorre quando o corpo ataca as células saudáveis por motivos não conhecidos completamente, gerando inflamação, úlceras e sangramento. 

____________________________

•Quando pensar nestas doenças? Diarreia crônica (duração maior que 28 dias), sangue nas fezes, anemia, dor abdominal, perda de peso, cansaço, olhos vermelhos, aftas na boca e febre.

____________________________

•Qual a faixa etária mais atingida? Jovens entre 15 e 30 anos são os mais afetados. Acredita-se que há um segundo pico maior incidência entre 50-80 anos. 

____________________________

•Qual a diferença entre elas? A doença de Crohn pode se manifestar em qualquer parte do tubo digestivo, e acomete toda a parede do órgão acometido, gerando estenoses e fístulas. Já a Retocolite Ulcerativa, caracteriza-se por inflamação da mucosa, geralmente pegando o reto, e de forma progressiva e ascendente, os demais seguimentos do cólon. 

____________________________

O diagnóstico precoce e o tratamento imediato são fundamentais para controlar as DII, proporcionando melhor qualidade de vida aos pacientes, finaliza Dr. Fernando Costa. 

Procure o seu gastroenterologista ou coloproctologista.

Endereço:

Unidade Maceió - AL
Rua Hugo Corrêa Paes, 253

(dentro do Hospital Memorial Arthur Ramos)

Gruta de Lourdes - Maceió/AL

CEP: 57052-827

(82) 3194-3250 WhatsApp 9.9602-7449

Dra. Yelnya C. S. Dória

Diretora Técnica

CRM-AL 2209 / RQE 2835

Dra. Karla Myriam Nunes Uema

Diretora Técnica

CRM-AL 3672 RQE 1182