Maio Roxo é o mês de conscientização sobre Doenças Inflamatórias Intestinais (DII): Retocolite Ulcerativa e a Doença de Crohn.
Segundo o gastroenterologista Dr. Fernando Costa, as DII são doenças auto-imunes, fenômeno que ocorre quando o corpo ataca as células saudáveis por motivos não conhecidos completamente, gerando inflamação, úlceras e sangramento.
____________________________
•Quando pensar nestas doenças? Diarreia crônica (duração maior que 28 dias), sangue nas fezes, anemia, dor abdominal, perda de peso, cansaço, olhos vermelhos, aftas na boca e febre.
____________________________
•Qual a faixa etária mais atingida? Jovens entre 15 e 30 anos são os mais afetados. Acredita-se que há um segundo pico maior incidência entre 50-80 anos.
____________________________
•Qual a diferença entre elas? A doença de Crohn pode se manifestar em qualquer parte do tubo digestivo, e acomete toda a parede do órgão acometido, gerando estenoses e fístulas. Já a Retocolite Ulcerativa, caracteriza-se por inflamação da mucosa, geralmente pegando o reto, e de forma progressiva e ascendente, os demais seguimentos do cólon.
____________________________
O diagnóstico precoce e o tratamento imediato são fundamentais para controlar as DII, proporcionando melhor qualidade de vida aos pacientes, finaliza Dr. Fernando Costa.
Procure o seu gastroenterologista ou coloproctologista.
Endereço:
Unidade Maceió - AL
Rua Hugo Corrêa Paes, 253
(dentro do Hospital Memorial Arthur Ramos)
Gruta de Lourdes - Maceió/AL - CEP: 57052-827
Horário de atendimento
Segunda a Sexta: 07h às 22h30 │ Sábado: 07h às 18h30 │ Domingo: 08h às 17h30.
Telefone: (82) 3194-3250 │WhatsApp (82) 3194-3250