Exames Online ACESSAR
Facebook Instagram

Notícias

29/05/2019

Dia Mundial da Saúde Digestiva e Dia Mundial do Gastroenterologista

O dia do gastroenterologista é comemorado no mesmo dia das ações mundiais de prevenção e alerta à saúde digestiva. O objetivo da data é esclarecer a população público geral sobre algum tópico da gastroenterologia, promovendo o aumento de diagnósticos e tratamentos. Em 2019 o tema do Dia mundial da Saúde Digestiva é o diagnóstico precoce e tratamento do câncer gastrointestinal.

Segundo o Dr. Thales Nobre, gastroenterologista, 4 dos 7 principais tipos de câncer mais comuns são do sistema digestivo, por isso é tão importante aumentar a conscientização da população sobre a doença.

O câncer gastrointestinal pode acometer o esôfago, o estômago, o intestino delgado, a vesícula biliar, o fígado, o pâncreas, o cólon e reto. Embora os sintomas sejam geralmente tardios, eles podem ser bem variáveis dependendo do órgão afetado. Por isso é importante procurar um médico mesmo ao apresentar sintomas gastrointestinais comuns, como diarreia ou constipação, flatulências, vômitos, náuseas, desconfortos ao evacuar etc.

“Modificar ou evitar os principais fatores de risco, detecção precoce, através dos exames diagnósticos e tratamento, podem reduzir o número de mortes causadas pelo câncer gastrointestinal e outros tipos de câncer”, destaca o Dr. Thales.

Endereço:

Unidade Maceió - AL
Rua Hugo Corrêa Paes, 253

(dentro do Hospital Memorial Arthur Ramos)

Gruta de Lourdes - Maceió/AL

CEP: 57052-827

(82) 3194-3250 WhatsApp 9.9602-7449

Dra. Yelnya C. S. Dória

Diretora Técnica

CRM-AL 2209 / RQE 2835

Dra. Karla Myriam Nunes Uema

Diretora Técnica

CRM-AL 3672 RQE 1182