As lesões musculares são fonte de preocupação de muitos atletas e, desde a Copa de 70, jogadores deixam de serem convocados por causa delas. Um dos desafio do atleta é manter-se fisicamente inteiro até a competição, lembrando que o risco de lesão nos jogos é seis vezes maior do que nos treinamentos.
Careca era a principal esperança de gols do Brasil da Copa de 82, de Telê Santana. Nas vésperas do Mundial ele sentiu um estiramento e foi cortado da lista. O centroavante é considerado uma das maiores perdas de todas as seleções. O jogador era a promessa e esperança do Brasil, e muitos dizem que não levamos a Taça porque Careca não estava no time.
“O músculo é feito de inúmeras fibras que ao movimentar-se, deslizam umas sobre as outras. Quando o movimento não é harmônico ocorre um estiramento. Um exemplo é o movimento do chute: o músculo da coxa está contraído para produzir a força contra a bola e rapidamente o estica. As estatísticas apontam que cada 25 atletas geram cerca de 50 lesões anuais,sendo 15 musculares” explica o ortopedista Dr. Gustavo Bárbara, do Hospital Memorial Arthur Ramos. “A atividade que exige velocidade dos atletas é sempre a maior sede das lesões musculares. Nesse cenário, os músculos posteriores são os mais afetados, de contraturas até rompimentos. O Atleta necessita de tempo de cicatrização e fisioterapia para a reabilitação do músculo lesionado” completa a fisioterapeuta Manuela Belo.
Confira em nossos Stories do Instagram (@dirad.al) mais casos de lesões musculares que ficaram fora da Copa:
Copa de 1970
Rogério - Com uma distensão muscular crônica, o jogador chegou em Guadalajara, no México, mancando e precisou ser cortado.
Copa de 1974
Clodoaldo - Volante que conquistou o Tri, em 70, era titular absoluto e líder da equipe que tentaria o Tetra em 74, também na Alemanha. No entanto, uma distensão muscular, a uma semana da estréia da seleção, acabou com os planos do ex-santista.
Copa de 1986
Toninho Cerezo - o meia teve uma lesão muscular na coxa às vésperas do Mundial, no México, e foi cortado da Seleção Brasileira.
Copa de 1998
Romário - um dos maiores nomes da Seleção Brasileira para a Copa de 1998. O Baixinho teve uma lesão muscular na panturrilha às vésperas da Copa e acabou fora da convocação.
Copa de 2018
Renato Augusto - A vaga do meia na Copa do Mundo já foi assegurada pelo Tite, mas conviveu com um histórico de lesões musculares que quase o tiraram da Copa. Ele contratou um fisioterapeuta só para auxiliá-lo na prevenção de lesões.
Imagem: Só Notícias (divulgação)
Endereço:
Unidade Maceió - AL
Rua Hugo Corrêa Paes, 253
(dentro do Hospital Memorial Arthur Ramos)
Gruta de Lourdes - Maceió/AL - CEP: 57052-827
Horário de atendimento
Segunda a Sexta: 07h às 22h30 │ Sábado: 07h às 18h30 │ Domingo: 08h às 17h30.
Telefone: (82) 3194-3250 │WhatsApp (82) 3194-3250