O câncer de mama é o segundo tipo de câncer mais frequente no mundo e o mais comum entre as mulheres, a probabilidade é que no decorrer da vida, uma em cada dez mulheres vai apresentar câncer de mama. A incidência desse tipo de neoplasia aumentou significativamente nos últimos vinte anos, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA).
A neoplasia acomete principalmente pacientes entre 55 e 65 anos de idade. O câncer de mama é um tumor maligno que se desenvolve nas células do tecido mamário, que às vezes dói, e pode atingir tanto homens quanto mulheres. Quando é diagnosticado e tratado precocemente tem maior chance de cura.
Os fatores de riscos para o surgimento do câncer de mama crescem com o uso de anticoncepcional oral por mais de dez anos antes da primeira gestação, uso de reposição hormonal após a menopausa, parentes de primeiro grau com câncer de mama, a primeira menstruação em idade precoce, menopausa muito tarde, primeiro filho tarde, não amamentar e obesidade.
O melhor remédio para evitar o surgimento da neoplasia é a prevenção, que pode ser feita através de uma boa alimentação e prática regular de exercícios, consulta médica regularmente, realização de autoexame da mama e os exames de imagens como ultrassom da mama e mamografia, pois a descoberta da doença precocemente têm altas taxas de cura.
O câncer de mama pode produzir sintomas como:
Aparecimento de um nódulo duro na mama, que pode ser percebido através do toque e do auto-exame da mama;
Saída de secreções contendo sangue quando os mamilos são pressionados;
Assimetria das mamas, que antes não existia;
A mama afetada pode ficar inchada, vermelha e quente;
Numa fase avançada da doença, pode surgir uma ferida mal cheirosa na mama.
Durante a fase inicial da doença, o câncer de mama não produz nenhum sintoma. Por isso é importante que a mulher esteja atenta a qualquer alteração nas mamas e, caso suspeite de algo, deve ir imediatamente ao mastologista.
Curiosidade:
O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. Este movimento começou nos Estados Unidos, onde vários Estados tinham ações isoladas referentes ao câncer de mama e ou mamografia no mês de outubro, posteriormente com a aprovação do Congresso Americano o mês de Outubro se tornou o mês nacional (americano) de prevenção do câncer de mama.