Exames Online ACESSAR
Facebook Instagram

Blog

20/10/2018

A prevenção começa na juventude

Dia mundial de prevenção a osteoporose

“A doença aparece frequentemente em mulheres na pós-menopausa. Aconselha-se também a fazer o exame preventivo em pessoas do grupo de risco como os que utilizaram ou utilizam cortisona, hormônios da tireóide, anticonvulsivantes e imunossupressores, pessoas com diabetes, insuficiência renal, cirrose ou hipertireoidismo” esclarece o Dr. Arnaldo Alves de Mendonça, endocrinologista do HMAR.

A osteoporose é uma doença caracterizada pela diminuição da massa óssea, levando a uma fragilidade e aumentando o risco de fratura. Apesar de ser associado ao envelhecimento e a menopausa, alguns hábitos de vida também podem influenciar, como, por exemplo, o sedentarismo, má-alimentação, o consumo de bebidas alcoólicas e disfunção da tireoide. “A doença aparece frequentemente em mulheres na pós-menopausa. Aconselha-se também a fazer o exame preventivo em pessoas do grupo de risco como os que utilizaram ou utilizam cortisona, hormônios da tireóide, anticonvulsivantes e imunossupressores, pessoas com diabetes, insuficiência renal, cirrose ou hipertireoidismo” esclarece o Dr. Arnaldo Alves de Mendonça, endocrinologista do HMAR.

O principal tratamento é a reposição hormonal, já que com a redução do estrogênio na menopausa, acelera-se a perda óssea. É importante fazer acompanhamento médico, pois, apesar de não ter cura, o tratamento contínuo melhora a qualidade de vida e diminui o risco de fraturas e de doenças associadas.

Endereço:

Unidade Maceió - AL

Rua Hugo Corrêa Paes, 253

(dentro do Hospital Memorial Arthur Ramos)

Gruta de Lourdes - Maceió/ALCEP: 57052-827

 

Horário de atendimento

Segunda a Sexta: 07h às 22h30 │ Sábado: 07h às 18h30 │ Domingo:  08h às 17h30.



Telefone: (82) 3194-3250 │WhatsApp (82) 3194-3250

Dr. Gustavo de F. Ferreira

Diretor Técnico

CRM-AL CRM/AL 9400 | RQE 4983

Dr. Thiago Costa de Almeida

Diretor Técnico

CRM-AL 5331 / RQE 3043

whatsapp