Exames Online ACESSAR
Facebook Instagram

Blog

30/08/2018

O que é EM?

Dia Nacional de Conscientização da Esclerose Múltipla (EM)

“Um dos exames para diagnosticar a EM é a ressonância magnética, pois produz imagens detalhadas do cérebro e da medula espinhal, podendo revelar lesões relacionadas à inflamação e à perda de mielina no cérebro e medula espinhal” explica a radiologista do setor de neurorradiologia da DiRad, Dra. Laís Macedo.

A esclerose múltipla (EM) atinge cerca de 2,5 milhões de pessoas no mundo, a maioria mulheres entre 20 a 40 anos. É uma doença autoimune que afeta o Sistema Nervoso Central - cérebro, nervos ópticos e medula espinhal. O sistema imunológico do corpo confunde células saudáveis e as ataca, provocando lesões. Se caracteriza por ser uma doença potencialmente debilitante. Tratamentos ajudam a controlar os sintomas e reduzir a progressão da doença. Em geral, pacientes com esclerose múltipla apresentam perda de volume cerebral até cinco vezes mais rápida do que o normal.
Os sintomas variam muito, dependendo da quantidade de danos e os nervos que são afetados. Nos estágios iniciais da doença, a esclerose múltipla pode ser de difícil diagnóstico, uma vez que os sintomas aparecem com intervalos e o paciente pode ficar meses ou anos sem qualquer sinal da doença. “Um dos exames para diagnosticar a EM é a ressonância magnética, pois produz imagens detalhadas do cérebro e da medula espinhal, podendo revelar lesões relacionadas à inflamação e à perda de mielina no cérebro e medula espinhal” explica a radiologista do setor de neurorradiologia da DiRad, Dra. Laís Macedo. “A presença destas lesões não é a prova definitiva de que você tem esclerose múltipla, sendo fundamental sua interpretação por um especialista em conjunto com os demais dados clínicos laboratoriais” finaliza Dra. Laís Macedo.

Endereço:

Unidade Maceió - AL

Rua Hugo Corrêa Paes, 253

(dentro do Hospital Memorial Arthur Ramos)

Gruta de Lourdes - Maceió/ALCEP: 57052-827

 

Horário de atendimento

Segunda a Sexta: 07h às 22h30 │ Sábado: 07h às 18h30 │ Domingo:  08h às 17h30.



Telefone: (82) 3194-3250 │WhatsApp (82) 3194-3250

Dr. Gustavo de F. Ferreira

Diretor Técnico

CRM-AL CRM/AL 9400 | RQE 4983

Dr. Thiago Costa de Almeida

Diretor Técnico

CRM-AL 5331 / RQE 3043

whatsapp